12 AGO 2021
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
SEMANA DE PREVENÇÃO DA LEISHMANIOSE VISCERAL
Esta é a semana de Prevenção da Leishmaniose Visceral. O período serve para incitar ações de prevenção e atenção à doença. Considerada grave, pode atingir humanos e cães, sendo que idosos e crianças imunodeprimidos correm um risco maior de desenvolvê-la em sua forma grave.

Causada por parasita e transmitida pela picada do mosquito palha ou outros assemelhados, se não tratada a tempo, a leishmaniose pode até levar à morte.

A prevenção ainda é a melhor forma de evitar a transmissão. Para isso, o manejo ambiental integrado ao controle de zoonoses é fundamental para inibir a criação e a proliferação dos insetos vetores da doença, que se reproduzem no meio de matéria orgânica em locais sombreados e com umidade.

Nos seres humanos os principais sintomas são: febre prolongada, anemia, emagrecimento, fraqueza e cansaço, aumento do baço e fígado, diarreia, inflamação dos gânglios linfáticos. Já nos animais os sintomas mais frequentes são: emagrecimento, perda de apetite, diarreia e vômito, feridas no focinho, orelha e pele, queda de pelos, crescimento exagerado das unhas e sangramentos intestinais.

Em caso de sintomas, a recomendação é que as pessoas busquem imediatamente por um profissional da área.