01 NOV 2023
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
➡PREFEITURA INTENSIFICA AÇÕES NO COMBATE AOS ESCORPIÕES: MEDIDAS ABRANGENTES DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Em meio às preocupações crescentes com o aumento das infestações de escorpiões em nossa região, a prefeitura tem se mobilizado para conter e controlar essa ameaça à segurança e bem-estar dos cidadãos. Com base em um protocolo meticuloso previsto pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), a Vigilância Sanitária está desempenhando um papel crucial na coordenação e implementação de medidas efetivas de controle destes animais peçonhentos.

Conforme orientado pela Vigilância Sanitária, a população é fundamental na identificação e notificação de casos de presença de escorpiões. Portanto, ao identificar qualquer sinal desses animais em suas residências, os moradores devem procurar a Vigilância Sanitária para notificar o incidente. Essa ação pronta é vital para desencadear uma série de intervenções subsequentes que visam erradicar efetivamente a presença desses animais peçonhentos.

Após a notificação, a equipe da prefeitura é acionada e começa a visitas e orientações direcionadas aos moradores realizadas, conforme o protocolo estabelecido pela Sucen. Além disso, para controlar a propagação dos escorpiões, a prefeitura tem implementado uma prática de nebulização em todo o bairro afetado. Este procedimento abrange não apenas as residências diretamente notificadas, mas também as áreas circundantes, a fim de garantir uma abordagem abrangente e eficiente.

É importante ressaltar que a nebulização é um método seguro e eficaz que não representa riscos significativos para os moradores ou para o meio ambiente. Esse processo é conduzido com a supervisão e a expertise da equipe designada da prefeitura, garantindo que todos os passos sejam dados com responsabilidade e cuidado.
Além das intervenções diretas, a Vigilância Sanitária está empenhada em identificar e notificar residências que possuam quintais com entulhos, que frequentemente servem como habitats propícios para a proliferação desses animais. Essa abordagem proativa tem como objetivo educar e conscientizar os moradores sobre a importância de manter seus espaços livres de possíveis abrigos para os escorpiões, contribuindo assim para a redução do risco de infestações.