08 MAR 2024
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
CASOS DE LEISHMANIOSE EM HUMANOS PREOCUPAM AS AUTORIDADES DE SAÚDE EM SUD MENNUCCI
A Prefeitura informa a existência de 1 caso ativo de leishmaniose em seres humanos – o munícipe está em tratamento. Em 2019, o município também registrou um caso positivo, e em 2020, um caso que culminou no óbito do paciente. Atualmente, a cidade está classificada como município de transmissão humana.

Como medidas de contenção da doença, será realizado no perímetro do caso humano registrado, manejo ambiental e aplicação de inseticida para diminuir a densidade do vetor, além de orientações aos moradores sobre as medidas de prevenção e início do inquérito sorológico canino 2024. O principal objetivo do inquérito canino é monitorar o avanço ou regressão da doença na cidade. No último inquérito realizado, a prevalência da doença na população canina estava em 12%, sendo que o ideal seria abaixo de 2%.

A borrifação de inseticida somente será realizada no perímetro do caso confirmado, como prevê o Manual de Vigilância e Controle do Estado de São Paulo. As demais ações serão estendidas a todo município.
Este é um trabalho que está sendo realizado pela Unidade de Controle de Zoonoses em parceria com a Secretaria de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social.

“É de extrema importância a participação efetiva da comunidade juntamente com o poder público para prevenir esta doença de difícil diagnóstico”, afirmaram os responsáveis pela ação.
Autor: Thiago Miyazaki Simão