18 JUN 2021
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
GESTÃO DO PREFEITO LIÓ ESTÁ DANDO SEQUÊNCIA AO PROJETO DE CASTRAÇÃO GRATUITA DE CADELAS E GATAS. ATÉ O MOMENTO JÁ FORAM REALIZADAS 223 CIRURGIAS
A castração tem como principal objetivo diminuir o número de animais abandonados na cidade e no distrito, que tem crescido nos últimos meses. O projeto é uma parceria entre o Centro de Controle de Zoonoses de Sud Mennucci, o Hospital Veterinário de Andradina e o CIENSP (Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo).

A castração, que por enquanto está sendo realizada apenas em fêmeas com idade limite de 7 anos, é totalmente gratuita, inclusive o transporte dos animais até o hospital veterinário. A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) entra em contato com o tutor para que seja feita uma avaliação das condições da saúde do animal. Caso a cadela ou a gata esteja em condições de passar pelo procedimento, é agendado a data da cirurgia. O dono do animal, caso prefira, também pode optar por levar o seu bichinho de estimação pessoalmente, para isso, ele precisará estar com as documentações emitidas pelo CCZ.

Todos os animais voltam para casa no mesmo dia, e os proprietários se responsabilizam pela compra e administração da medicação pós-cirúrgico. Ao tutor do animal é solicitado roupas usadas ou tecido para fazer uma roupa cirúrgica que será usada pelo animal até retirada dos pontos, com a finalidade de não contaminar e romper os pontos.

A castração traz benefícios para os animais porque evita futuras patologias como a piometra (infecção uterina que pode ocorre após o cio), hiperplasia mamária em decorrência de aplicação de hormônios anti-cio, neoplasias mamárias e ninhadas indesejadas.

Até maio de 2021, entre animais domiciliados e animais em situação de rua, foram castrados 223 animais. “Esse número poderia ser maior se não fosse a pandemia, que levou ao fechamento do hospital veterinário por diversos meses, atrasando a programação do município”, comentou a veterinária do Centro de Zoonoses Aline Abrantes Gomes.

No caso de animais sem tutor responsável, o setor está sendo equipado com baias adequadas para que os animais possam ser preparados para a cirurgia e se recuperarem após a castração, com toda medicação necessária, abrigados de chuva e frio e devidamente alimentados. “É importante que esses animais não sejam soltos imediatamente após a cirurgia para que possam se recuperar de maneira segura, sem dor e sem rompimento dos pontos”, explicou a veterinária Alexandra Brambila Oliveira.

Os cidadãos interessados no projeto de castração deverão preencher um cadastro no setor de Controle de Zoonoses localizado no prédio da antiga UBS, e em Bandeirantes D’ Oeste na própria UBS do distrito. Para o cadastro, o morador deverá levar o RG e o CPF do proprietário do animal. Outra alternativa é pelo telefone 3786-9670, ramal 441.

Autor: Thiago Miyazaki Simão