O câncer de mama é a primeira causa de morte de mulheres por tumor no país. Entre os óbitos por doenças em geral no sexo feminino, perde apenas para os problemas cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Com estas estatísticas a Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Divisão de Assistência Social e CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Bandeirantes D´Oeste, promoveram nesta quinta-feira, 17, no Centro Comunitário “Wilson Coelho” uma palestra em comemoração a Campanha Outubro Rosa.
Cerca de 50 mulheres compareceram a palestra que foi proferida pela Técnica em Enfermagem do PSF (Programa Saúde da Família) “Rosângela Meira Leite” e pela Psicologa do CRAS “Loraine Maila Machado Cavassana”.
Segundo Rosângela “É importante que toda mulher, a partir dos 40 anos de idade, e 35 se tiver caso na família procure um médico para fazer o seu exame de mamografia. O serviço está disponível tanto na rede pública quanto na rede particular”. Já Loraine “A palestra tem grande importância na prevenção e orientação sobre o Câncer de Mama”.
Outubro Rosa
É uma campanha mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento surgiu em 1990, em Nova Iorque, com a primeira Corrida pela Cura. Desde então, vem sendo realizada anualmente em diversas cidades do mundo.
[widgetkit id=99]