11 NOV 2021
SAÚDE
PROFISSIONAIS DA SAÚDE DO MUNICÍPIO PARTICIPAM DE AÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL CÍCERO CASTILHO CUNHA
Na quarta-feira (10), a equipe da Secretaria de Saúde participou de uma ação promovida pela Escola Estadual Cícero Castilho Cunha, onde realizou a aferição de pressão e testes de glicemia capilar – este teste é feito com objetivo de verificar os níveis de açúcar no sangue em determinado momento do dia, e para isso deve ser utilizado um aparelho de glicemia que realiza a análise de uma pequena gota de sangue que é retirada da ponta do dedo.

Esta atividade faz parte das aulas de educação física, que tem como objeto de conhecimento as doenças hipocinéticas, onde procuraram identificar os riscos à saúde relacionados a dieta e o consumo de suplementos alimentares.

“O objetivo da intervenção é a prevenção de doenças. Os cuidados diários é o que nos permite ter e manter nossa qualidade de vida. Entre as atividades capazes de afastar os problemas de saúde estão a prática regular de exercícios físicos, a alimentação balanceada e as visitas periódicas ao médico”, explicou Silas Baroni, professor de educação física responsável pelo desenvolvimento do projeto.

Toda ação aconteceu sob a supervisão das profissionais da saúde do município Andréia Gil Sabatin, que é enfermeira da cidade, as auxiliares de enfermagem Marli Barbosa Santiago Santos e Sueli Passolongo e da agente comunitária Eliana Maria Matos.

“Foi muito gratificante para todas nós que fomos até o local. Nem sempre os adolescentes procuram a UBS para realizar exames preventivos. Ter estes cuidados, por mais simples que sejam, podem ajudar a identificar doenças precocemente”, disse a enfermeira Andréia Gil, e completou, “Foi muito bom ver a interação dos alunos com os professores e funcionários, eles parecem uma família”.

Autor: Thiago Miyazaki Simão
11/11/2021
Equipe da Secretaria de Saúde participou de ação promovida pela Escola Estadual Cícero Castilho Cunha, onde realizou a aferição de pressão e testes de glicemia capilar de alunos e funcionários.