16 JUN 2021
TURISMO
COMTUR DEFINE PRIORIDADE PARA INVESTIMENTO DOS RECURSOS DO MIT – O QUIOSQUE PÚBLICO “RECANTO DAS ÁGUAS” RECEBERÁ 360.000,00 REAIS, PARA MELHORIA DE SUA INFRA-ESTRUTURA TURÍSTICA
Na terça-feira (15), foi realizado no Anfiteatro Municipal de Sud Mennucci, mais uma reunião do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo). A pauta da reunião foi a deliberação para o recurso do MIT (Município de Interesse Turístico), em 2021. Durante a reunião, os membros discutiram acerca de como serão empregados os recursos liberados pelo DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) referentes aos exercícios de 2021.

A verba do DADETUR é um recurso que está disponível para cada MIT e Estância no orçamento do Estado todos os anos. Para recebê-la, a Prefeitura deve determinar quais serão os objetos dos convênios a serem celebrados, ou seja, aonde a verba será aplicada. Esses objetos são apresentados primeiramente ao Conselho Municipal de Turismo, e após aprovação seguem para o Conselho de Orientação e Controle do Fundo de Melhoria das Estâncias, por meio de planos de trabalho. Ao ser aprovado, a Prefeitura desenvolve um projeto para cada um deles, explicando detalhadamente como será utilizada a verba que receber do DADETUR. O departamento então analisa tecnicamente cada projeto e os aprova quando estiverem de acordo com as normas. Ao ser aprovado, os convênios entre município e DADETUR, são assinados pelo prefeito e pelo secretário de Turismo do Estado, e somente então, os recursos começam a ser liberados.

Para este ano, o DADETUR liberou R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais), para que possa ser investido no turismo municipal. Nas deliberações dessa reunião, o COMTUR aprovou por unanimidade, empregar esse recurso na continuação da Revitalização dos Quiosques Públicos “Recanto das Águas” Etapa II, que consistirá, entre outras coisas, na construção de um vestiário para a piscina, estacionamento e construção de portaria com guarita e reforma de todos os quiosques do espaço, trazendo assim, mais facilidade e conforto aos usuários.

“Agradecemos a presença e o empenho de todos os membros do COMTUR nessas conquistas, que sem dúvida alguma, contribuirão significativamente com o Turismo do município, bem como na melhoria das condições de lazer dos munícipes”, disse o Presidente do COMTUR e Gestor do Setor de Turismo e Meio ambiente, Lucas Lopes de Lisboa.

“Recebemos esse recurso porque hoje somos MIT (Município de interesse turístico), não só para melhorarmos e nos preparamos para receber cada vez mais visitantes e turistas em nossa cidade, mas, principalmente para oferecer a nossa população oportunidades de mudanças, emprego, melhor qualidade de vida e crescimento através do Turismo e suas vertentes”, ressaltou o Prefeito Lió.