18 AGO 2023
ADMINISTRAÇÃO
PREFEITO LIÓ RECEBE ALUNOS DA ESCOLA JOSÉ BENIGO GOMES PARA VIVÊNCIA EM DEMOCRACIA MUNICIPAL
Na manhã desta sexta-feira (18), o Prefeito Lió teve o prazer de receber uma visita especial na Prefeitura Municipal de Sud Mennucci. Treze alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola José Benigo Gomes, localizada no Distrito de Bandeirantes D'Oeste, tiveram a oportunidade de adentrar ao mundo político e compreender, na prática, o funcionamento do Poder Executivo local.

A visita teve um caráter educacional e enriquecedor, proporcionando aos estudantes uma oportunidade única de vivenciar de perto a democracia em ação. A atividade foi idealizada no contexto da disciplina de História, sob a orientação do professor Wellington Renan do Nascimento Bellodi, acompanhados também da cuidadora Crislaine Florêncio, pelo Coordenador Pedagógico da unidade escolar Luiz Carlos Silva Silveira, e pela Coordenadora Pedagógica do município Denise Cristina Costa Brito Luciano de Oliveira, os alunos tiveram a chance de entender a estrutura do Poder Executivo e observar o funcionamento das sessões da prefeitura.

"A educação é um pilar fundamental para a construção de uma sociedade consciente e participativa. Trazer os estudantes para conhecerem de perto o ambiente político e os processos democráticos que regem nosso município é uma maneira de estimular o pensamento crítico e a cidadania ativa desde cedo", afirmou o Prefeito Lió, que acompanhou toda a visita.
O objetivo central da atividade é proporcionar aos jovens uma compreensão prática da teoria aprendida em sala de aula. O estudo sobre a "democracia" ganhou vida diante dos olhos dos alunos, enquanto eles puderam presenciar debates, apresentações de projetos e ações que impactam diretamente a comunidade local.

"A importância de vivenciar na prática aquilo que é ensinado em sala de aula não pode ser subestimado. Essa experiência não apenas complementa o conteúdo teórico, mas também incentiva os alunos a se tornarem cidadãos ativos, interessados e comprometidos com o bem-estar da sociedade em que vivemos", afirmou Luiz Carlos Silva Silveira, Coordenador Pedagógico da Escola José Benigo Gomes.
Denise Cristina Costa Brito Luciano de Oliveira, Coordenadora Pedagógica do município, compartilha a mesma visão. Ela destaca que essas oportunidades enriquecedoras podem ter um impacto duradouro na formação dos alunos, preparando-os para serem líderes e participantes efetivos em sua comunidade.

A visita dos alunos da Escola José Benigo Gomes à Prefeitura Municipal de Sud Mennucci não apenas cumpriu seu propósito educativo, mas também consolidou a conexão entre educação e cidadania ativa. À medida que os jovens aprendem a importância do engajamento cívico e do entendimento político, eles estão sendo preparados para moldar um futuro mais consciente e democrático para a sua cidade e país.
Autor: Thiago Miyazaki Simão