29 SET 2022
VISITA ILUSTRE: PREFEITO LIÓ RECEBEU OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO SEU GABINETE
O Prefeito Lió Neto recebeu a visita em seu gabinete dos estudantes da E.E. Cícero Castilho Cunha. A visita faz parte das atividades da Eletiva Futuro de Sucesso, ministrada pelos professores Claudemberg Michael Lima Costa e Maria Angélica Garcia Prates Gonçalves. Na ocasião, participou também o Diretor da escola Valdecir Satin.

“Prefeito, esta atividade tem como principal objetivo colocar os nossos alunos como protagonistas e mostrar para eles a sua rotina de trabalho e os desafios da vida adulta, além disto, apresentar o conceito dos 3 poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário”, explicou o professor Claudemberg Michael, organizador deste encontro.

O Prefeito, bastante receptivo e evidentemente animado com a visita atendeu de maneira carinhosa todos os jovens, e esclareceu cada uma das dúvidas. Também contou sobre as dificuldades que já passou na vida e como foi o seu caminho percorrido até chegar a Chefe do Executivo. “Com 9 anos tive que começar a trabalhar cortando e colhendo cana-de-açúcar – foi um momento difícil, mas, de muito ensinamento. Aprendi que para prosperar é necessário esforço e humildade”, disse o Prefeito aos jovens, e completou, “tenho muito orgulho da minha história e trajetória”.

O ENCONTRO FOI MARCADO PELA INFORMALIDADE E DESCONTRAÇÃO

“A minha agenda é repleta de compromissos, mas, liberei algumas horas do meu dia para recebê-los e bater um papo com esses jovens. Acho importante e é muito gratificante receber os nossos futuros professores, médicos, advogados e até mesmo, quem sabe, os futuros prefeitos daqui”, comentou o Prefeito Lió.

Durante o encontro, os jovens perguntaram sobre o período em que o Chefe do Poder Executivo Municipal morou no Japão. “A minha ida para o Japão me ensinou muita coisa, especialmente, a ter compromisso e disciplina”, comentou a autoridade. Segundo a cultura japonesa, são importantes: a ordem e a pontualidade. O Prefeito Lió carrega consigo esses ensinamentos, pois é um dos primeiros a chegar para trabalhar, além disto, tem um comportamento muito humilde e respeitoso com os colaboradores municipais e cidadãos. “Sempre que posso, gosto de tomar um cafézinho com eles, ouvir o que eles têm a dizer, isto é importante para a construção de uma gestão democrática e participativa”, disse.

Ainda sobre o Japão, o Prefeito relatou que sente muitas saudades da comida de lá e falou algumas frases em nihongo, língua falada pelos japoneses, o que fez os adolescentes rirem.
Quando questionado sobre o motivo pelo qual voltou para o Brasil, ele rapidamente respondeu: “Minha família”. O Prefeito Lió tem a família como um importante pilar da sua vida e para as suas tomadas de decisões, pois entende que este é o seu bem mais precioso.

SONHOS: Aos jovens, o Prefeito falou sobre o quão valioso é acreditar nos sonhos e ter projetos de vida bem definidos.

Quando questionado sobre o seu maior sonho, a liderança política respondeu: “Hoje, meu maior sonho é oferecer dignidade e qualidade de vida aos cidadãos de Sud Mennucci e Bandeirantes D’ Oeste. Ainda esses dias, estive no distrito, e uma moradora veio ao meu encontro para agradecer a cirurgia que ela conseguiu realizar depois de 10 anos esperando – isso me emocionou e fez perceber a grandiosidade deste trabalho”. Esta moradora estava em uma cadeira de rodas há algum tempo, e agora, após a cirurgia consegue caminhar sozinha.

ESTUDANTES

Visivelmente, os jovens estavam bastante felizes com o encontro. A maioria deles nunca estiveram antes na Prefeitura, e relataram que estavam positivamente surpresos com a forma como foram recebidos por todos. “Estou me tremendo. Está sendo uma experiência incrível”, relatou uma das alunas. Outro disse, “está sendo uma conversa tranquila, bastante amigável e divertida. Vou sair daqui cheio de novos planos”.

“EU ACREDITO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA” – LIÓ NETO

Por fim, o Prefeito disse que as portas da Prefeitura estarão abertas para recebê-los sempre que precisarem, e que se anima em ver jovens tão engajados e cheios de conhecimento. “Muitos de vocês estarão em breve nas universidades, no mercado de trabalho, e devem continuar procurando por oportunidades e trilhando o caminho do bem”.

Para finalizar o encontro, o Prefeito serviu aos jovens um café da manhã, onde aproveitou a oportunidade para falar sobre o Programa Jovem Aprendiz que pretende instalar em breve no município, e o quanto acredita na escola pública. “Meus filhos estão matriculados na escola pública aqui do município porque eu acredito no nosso ensino. É impressionante que existe uma ideia de que o ensino público não tem qualidade, mas, isso não é verdade. Eu assumi o compromisso de cuidar da educação porque acredito no seu poder de transformação”.

Após o encontro, o Prefeito seguiu muito mais satisfeito e animado com os seus compromissos agendados.
Autor: Thiago Miyazaki Simão