20 SET 2021
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
QUEM AMA CUIDA: Guarda responsável de cães e gatos
Devemos sempre ter em mente que ter um animal, seja ele um cão, gato ou qualquer outro, é um compromisso para toda vida do animal e é de extrema importância que seu tutor tenha responsabilidade de assegurar seu bem-estar.

A falta de comprometimento pode levar não só ao abandono de animais, como também agravar ainda mais o problema da população. Já que quando os tutores não praticam a guarda responsável de animais de estimação estão favorecendo a transmissão de doenças, a predação de animais da vida silvestre, o abandono, e por consequência o aumento da população de animais em vulnerabilidade (rua), o sofrimento destes animais e ainda desavenças entre vizinhos.

Portanto, a guarda responsável é essencial para a manutenção da saúde humana, da saúde animal e redução dos impactos no meio ambiente. E todos nós temos o dever de estimular essa prática, mesmo aqueles que não possuem animais de estimação podem se engajar na educação dos tutores, já que a saúde púbica e ambiental envolve todos nós.

Você que tem um animal faça sua parte para que seu animalzinho seja o mais feliz e saudável possível, com ações básicas para garantia de seu bem-estar, como: esterilização (castração), vacinação, cuidados com a saúde, higienização e combate de parasitas, identificação e registro através de microchips ou até mesmo presos à coleira, comida de boa qualidade e agua fresca, abrigo, brincadeiras e exercícios, liderança amorosa e socialização.

E você que não possui pode nos ajudando difundindo essa ideia.
Amigo é para sempre, nunca o abandone.
Setor de Meio Ambiente e Turismo.
Autor: Setor de Meio Ambiente