Foi inaugurada na tarde de ontem (13), na Praça da Matriz de Sud Mennucci, a Geloteca, uma biblioteca itinerante que servirá para aproximar os munícipes da cidade ao mundo da leitura, já que a ideia é a promoção das práticas de leitura, acesso à cultura e informação. O projeto foi realizado pelos funcionários da Biblioteca Municipal e Secretaria Municipal da Educação.
Participaram do evento autoridades como o Prefeito Municipal, Julio Cesar Gomes, a Vice-Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Irene Borenstain, que também representou o Vice-Prefeito, Dr. Saul Borenstain, o Vereador, Antônio Lisboa, o Secretário de Educação, Luiz Miguel Martins Garcia, a Secretária da Saúde, Alda Gonçalves, Dra. Lazara Herrera, funcionários da Secretaria Municipal de Educação, além da comunidade e alunos do Projeto Guri.
A Geloteca é uma geladeira que funcionará como uma uma extensão da Biblioteca Municipal. Todos os livros e revistas presentes foram doados, e não fazem parte do acervo patrimoniado da Biblioteca “Palmiro Mennucci”. Os livros estarão à disposição das pessoas o tempo todo. Basta abrir a geladeira, escolher o título de interesse e lê-lo. As pessoas também podem doar livros para que outras pessoas possam ler.
A biblioteca itinerante, antes de ser inaugurada, circulou pelas escolas da cidade. “Tudo o que é novidade chama a atenção das crianças. Você via nos olhos delas o interesse em apreciar algo novo, diferente, era isso que a comunidade precisava para ampliar o interesse das nossas crianças que, na maioria das vezes, não têm o hábito de leitura. E a Geloteca tem essa característica, ser atuante e integrada à sociedade”, disse Marlene Payá, a idealizadora do Projeto.
Na oportunidade, os escritores do município também foram homenageados, como João Carlos Catalão, Mara Sabino e o Secretário da Educação, Luiz Miguel. O Prefeito Julião elogiou o projeto, achou muito interessante e gostaria que o projeto continuasse para sempre. Em fala, o Secretário da Educação, Luiz Miguel, também destacou a importância da Geloteca, e que levará a ideia aos munícipes de Bandeirantes D’Oeste também.