OProjeto Guri– maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – celebrou oDia Mundial da Vozcom uma série de ações, em 17 polos na região de Araçatuba.
Ao todo, 820 alunos e alunas de canto coral dos polos Sud Mennucci, Andradina, Lavínia, Clementina, General Salgado, Murutinga do Sul, Santópolis do Aguapeí, Alto Alegre, Avanhandava, Guaraçai, Valparaíso, Bento de Abreu, Brejo Alegre, Jales, Luiziânia, Bilac, Polo Regional e Araçatuba participaram das palestras, exclusivas para famílias/responsáveis e alunos e alunas do Projeto.
A primeira celebração em homenagem à voz surgiu no Brasil em 1999, mas só ganhou destaque mundial em 2003. Comemorado há 14 anos, o Dia Mundial da Voz é celebrado anualmente no dia 16 de abril e tem o objetivo de disseminar conhecimento, conscientizar e alertar a população para os cuidados de preservação da voz e dos sinais que favorecem o diagnóstico precoce de doenças.
A ação do Dia Mundial da Voz ocorreu noProjeto Guripela primeira vez em 2015, para que os alunos de canto coral soubessem os cuidados que deveriam ter com suas cordas vocálicas no dia a dia. Desde então, os polos organizam atividades com profissionais da voz (fonoaudiólogo, radialista, cantor ou educador) para falar sobre o tema.
Em Sud Mennucci, o fonoaudiólogo, Jorrebersn destacou a importância da voz para os profissionais no dia a dia e os principais cuidados que se deve haver para manter saudável as cordas vocais. O evento que aconteceu na Escola Maria Flávia Galvão Fumagalli agradou os jovens alunos que estavam presentes no local. Na segunda parte do programa, os Guris fizeram apresentações abertas ao público.
Veja mais fotos acessando:https://www.facebook.com/prefeituradesudmennucci/