A Prefeitura de Sud Mennucci, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou ontem, 23 de maio, nas dependências da escolas EMEF Maria Flávia Galvão Fumagalli e da EMEF Prof. Victor Padilha, duas reuniões de pais e mestres. As reuniões, que ocorreram em dois momentos diferentes, foram ministradas pelo Assessor Pedagógico da SOMOS Educação (Sistema Anglo de Ensino), Professor Jhony Antonio Barboza e contou com a participação do Dirigente Municipal de Educação, Professor Luiz Miguel Garcia, da Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino, Kellenn Frota, das diretoras e coordenadoras das unidades escolares, além da efetiva participação dos professores e pais.
Com o tema “A Família e a Escola”, o Assessor Pedagógico da SOMOS, Jhony, palestrou sobre a importância do acompanhamento dos pais e responsáveis no desenvolvimento escolar dos filhos. No início, foi apresentado ao público o curta-metragem do Animador Gráfico, Márcio Ramos, “Vida Maria”. O curta conta a história da rotina da personagem “Maria José”, uma menina de cinco anos de idade que se diverte aprendendo a escrever o nome, mas que é obrigada pela mãe a abandonar os estudos e começar a cuidar dos afazeres domésticos e trabalhar na roça. Enquanto trabalha ela cresce, casa e tem filhos e depois envelhece e o ciclo continua a se reproduzir nas outras “Marias” suas filhas, netas e bisnetas.
Jhony ressaltou sobre o papel primordial da família, que tem por obrigatoriedade primar pela proteção e cuidados básicos, transmissão, manutenção e construção de valores, disciplina e educação. “Não é apenas função da escola educar as crianças, as famílias têm que assumir o compromisso compartilhado de pela educação dos menores. Por melhor que seja uma escola, por mais preparados que estejam seus professores, ela nunca vai suprir a carência deixada por uma família que não educa e deixa de impor limites”, ressaltou o Assessor.
Os pais receberam, ainda, orientações sobre como auxiliar os filhos na hora dos estudos. “O combinado não pode parecer à criança um monte de regras sem sentido, daí a importância de uma conversa honesta, em família. Vocês podem começar, por exemplo, montando juntos um calendário semanal, com os horários previstos para todas as atividades”, disse.
Uma pesquisa publicada pela empresa Educar para Crescer comprovou que alunos que recebem e fazem lição de casa têm desempenho 23% maior que os alunos que não recebem. Por isso, uma das propostas do Sistema Anglo de Ensino é de que os alunos recebam tarefas todos os dias, pois auxilia no desenvolvimento da autonomia de estudos. “Aula dada, aula estudada, se em sala de aula o aluno entende, em casa, ao fazer as tarefas, ele aprende”, finalizou.
COMO ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DE MEU FILHO DE MANEIRA EFICIENTE:
• Compartilhar com a escola a responsabilidade pela educação do aluno;
• Estar presente nas reuniões de pais e mestres e em todos os momentos que puder;
• Cuidar para que o aluno não tenha excesso de faltas;
• Elaborar junto ao seu filho uma rotina de estudos (cronograma com horários previstos para todas as atividades);
• Verificar diariamente se ele está realizando as tarefas e trabalhos escolares;
• Garantir que o mesmo frequente os projetos de apoio/reforço oferecidos pela escola.