Em razão do atual surto de febre amarela que acomete alguns estados brasileiros, a Secretaria de Saúde de Sud Mennucci/SP esclarece que não há casos da doença no município há anos, e, portanto, não existem motivos para pânico. Isso se deve a um forte trabalho da secretaria para imunização da população que já acontece na cidade há bastante tempo.
E a fim de manter esse bom índice de proteção a Secretaria de Saúde do município intensificará ainda mais a vacinação contra a febre amarela neste período, pois existe um número expressivo de pessoas que viajam ou viajarão para áreas endêmicas. O viajante precisa estar vacinado com no mínimo dez dias de antecedência da data da viagem. Crianças a partir de 9 meses devem tomar a vacina e receber reforço aos quatro anos.
A Secretaria de Saúde esclarece que mesmo não havendo casos confirmados da doença em Sud Mennucci/SP, é preciso que a população se mantenha atenta, pois já existem registrados óbitos de seres humanos em São Paulo Capital por febre amarela. Para tomar a vacina ou confirmar se está em dia, basta o cidadão procurar pela UBS com a sua “carteirinha de vacinação”.
De acordo com a enfermeira Joseane Soares da Trindade, o vírus da febre amarela é transmitido tanto aos seres humanos quanto aos macacos, pelo mosquito Aedes Aegypti, o mesmo transmissor da dengue. É importante que a população informe imediatamente a Secretaria de Saúde ou a Vigilância Sanitária caso saibam da ocorrência de morte ou doença nesses animais.
A DOENÇA APRESENTA OS SEGUINTES SINTOMAS:
– Febre;
– Dor de cabeça;
– Calafrios;
– Náuseas;
– Vômito;
– Dores no corpo;
– Icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos);
– Hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).
A incubação da doença varia de três a seis dias após a picada do mosquito contaminado com o vírus. Os sintomas iniciais da febre amarela, dengue, malária e leptospirose são os mesmos. Portanto, é necessária a realização de exames laboratoriais para a diferenciação. Em caso de suspeitas procure a Unidade de Saúde do município.
CONTROLE
A prevenção da doença é através da vacinação, e para colaborar com o controle do mosquito transmissor é indispensável à realização da limpeza adequada dos quintais. A transmissão urbana da febre amarela é através do mosquito Aedes Aegypti – o mesmo que transmite a dengue – que se prolifera em água parada. Qualquer recipiente como caixas d’água, latas, pneus, que contenham água limpa são criadouros ideais para que a fêmea do mosquito ponha seus ovos. Portanto, é de suma importância manter os quintais limpos e livres de possíveis criadouros.
Para mais informações procure pela Unidade Básica de Saúde:
Sud Mennucci
Endereço: Av. Pioneiros, 547 – Centro
Telefone: (18) 3786-9602
Bandeirantes D’ Oeste
Endereço: R. Treze de Maio, 400
Telefone: (18) 3786-9617
(Imagem: Site G1)