O Prefeito Julio Cesar Gomes participou na última terça-feira, 20 de fevereiro, em Brasília-DF, de uma importante reunião do Conselho Político Ampliado da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Acompanhado pelos vereadores Gustavo Vitor, Pedro Moreira (Pedrão) e demais gestores públicos municipais de todo o país, o congresso deve como pauta a flexibilização no uso das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e demais pautas sobre à Saúde.
A reunião contou com a participação do Presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, do Ministro da Saúde, Ricardo Barros e, também, do Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Silvio Pinheiro.
FALA DOS GESTORES
O ministro aproveitou sua fala ainda para relatar algumas outras estratégias do Ministério da Saúde. Por exemplo, para o Programa Mais Médicos, combate ao HIV, entre outras. Essa foi a primeira vez que Barros esteve na Confederação. Após seu discurso, houve um momento para que os gestores municipais presentes pudessem fazer perguntas e solicitar esclarecimentos à pasta. O prefeito de Água Branca (PI), Jonas Moura de Araújo, acompanhou a explanação do ministro e aproveitou para fazer compartilhar sua visão sobre as publicações oficiais.
“É importante que nós gestores possamos interpretar as portarias de uma maneira muito clara. Hoje, a gente [prefeitos] tem uma dificuldade muito grande de entender o recurso que chega, onde que ele vai, como a gente utiliza. Então, nós queremos simplificar isso”, disse Araújo aplaudido pelos participantes.
Outro momento de destaque foi quando o prefeito de Sud Mennucci (SP), Julio Cesar Gomes, pediu a palavra. O gestor reconheceu o esforço do Ministério em estreitar o diálogo com os Municípios, mas foi enfático: “nós precisamos de financiamento”, apontou.