Sud Mennucci sediou ontem, 25, no Centro de Convivência do Idoso, o Segundo Encontro Regional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB). Com a organização da Comissão Intergestores Municipal e do Departamento Regional de Saúde 2, de Araçatuba, com o apoio da Prefeitura de Sud Mennucci, a eventualidade contou com dezenas de multiprofissionais da saúde de 10 cidades da região dos lagos que atuam nos diferentes núcleos.
A eventualidade contou com a presença da Secretária de Saúde, Alda Gonçalves, que representou o prefeito Julião, de Ludmilla Ketelhuth Soares, Coordenadora do NASF de Sud Mennucci, de Maria Davi Monteiro, Articuladora da Atenção Básica, de enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, educadores físicos e gestores da Saúde Pública.
Durante o encontro, foi destacado sobre a importância do NASF, que está completando 10 anos de existência, em 2018, e tem a missão de melhorar o cuidado das pessoas dentro da comunidade, fazendo um trabalho integrado com as equipes de Saúde da Família e as equipes de atenção básica.
No período da manhã, os presentes acompanharam várias palestras que falaram sobre o Programa Recomeço como estratégia de prevenção e tratamento da dependência química; auriculoterapia e shantala: práticas integradas e complementares; apoio matricial para alcance de metas pactuadas, e uma última palestra sobre as estratégias de apoio para a atenção básica. Ao final, uma plenária foi formalizada para que os multiprofissionais fizessem perguntas aos palestrantes.
No período da tarde, os profissionais realizaram discussões em grupo para troca de saberes, em regime de colaboração, sobre os aspectos fundamentais do NASF.