Com o objetivo de desenvolver o gosto pela boa leitura; estimular a criatividade dos alunos e proporcionar a participação e integração dos pais na vida escolar dos filhos por meio de um momento prazeroso, os professores das escolas municipais de Sud Mennucci e Bandeirantes D’Oeste, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, estão desenvolvendo o projeto de leitura “Maleta Viajante”.
O projeto, que acontece aos alunos da Educação Infantil – CEI Floricida Aparecida Coghi, CEI Raul Gama Capistrano e EMEI Danielle Padilha, e Ensino Fundamental I – EMEF Maria Flávia G. Fumagalli e EMEF José Benigo Gomes, também tem a finalidade de fazer com que os discentes tenham responsabilidades e cuidados com o material; aprender sobre diferentes narrativas; estimular o Letramento; envolver-se no “faz de conta”; expressar-se com desenho e oralmente e interpretar texto.
Na prática, os professores, juntamente com os alunos, decoram a maleta e um caderno. Posteriormente, escolhem os dias em que a Maleta Viajante irá para a casa da criança e qual dia da semana ela deve retornar. A sacola vai passando da casa de um por um, até que todas as crianças tenham tido a oportunidade de recebê-la.
Antes do início da viagem literária, os docentes, em roda, conversam com as crianças e explicam que a Maleta Viajante irá um dia para casa de cada colega. E que quando essa estiver com a criança, ela pode ver os livrinhos. Com o apoio dos pais, os pequenos aprendizes são contagiados pelas histórias, onde, seguidamente, a criança deve escolher a história que mais gostou e representa-la com desenhos no caderno de registro.
Quando a maleta volta para a escola, uma nova roda de conversa é feita com as crianças, onde as mesmas apresentam o desenho feito. Os pequenos contam o que gostou na história e como foi a experiência de ter a “Maleta Viajante” em sua casa.