No sábado (13) a Psicóloga da Divisão de Assistência Social, Ana Lúcia A. Barboza, participou do I Simpósio de Dependência Química e Transtornos Comportamentais, promovido pelo IEP-Instituto Educacional e Profissionalizante de Jales-SP.
O evento foi ministrado por profissionais de Psiquiatria, Direito, Enfermagem e Psicologia que abordaram formas de intervenções atuais sob a perspectiva da multidisciplinariedade.
Na ocasião, ainda houve o depoimento de um dependente químico, em remissão, que emocionou toda a plateia com luta e superação e remete-nos a lembrança que somos humanos ao tocar a vida de outros humanos.
A participação no curso agrega saberes e valores importantes ao aprimoramento profissional, que deve ser constante em busca da qualificação dos atendimentos realizados.
Segundo Ana Lúcia,”a dependência química é uma demanda muito complexa e vigente a nossa sociedade e abordá-la requer além de acolhimento, respeito e empatia, conhecimento técnico para a elaboração de estratégias eficazes voltadas ao indivíduo, família e comunidade.”