O Governo do Estado de São Paulo anunciou na coletiva de imprensa desta quarta-feira (24), o endurecimento nas medidas restritivas para controle da pandemia da Covid-19.
Os números apresentados pelos especialistas apontam um aumento na taxa de internações. Nos últimos 10 dias mais de 6.657 leitos de UTIs foram ocupados, um recorde desde o início da transmissão da doença. Esse aumento expressivo pode estar associado à nova variante do vírus que se mostra muito mais contagioso e as aglomerações que voltaram a acontecer.
Os especialistas apontam que a variante já está circulando no Estado, uma vez que pessoas se contaminaram sem ter viajado para outras regiões. A cidade de Araraquara, que está a aproximadamente 340 km de distância de Sud Mennucci, já possui 12 pessoas contaminadas com o vírus que sofreu a mutação, tornando-o mais contagioso.
A partir desta sexta-feira até o dia 14 de março, o decreto do governo determina o toque de restrições das 23h às 5h. O “Toque de Restrições” é uma medida para restringir a circulação inadequada e inoportuna de pessoas, não sendo o mesmo que “toque de recolher”.
João Dória declarou ainda que a Polícia Militar apoiará na averiguação das denúncias recebidas e atuará no combate as aglomerações, junto a Vigilância Epidemiológica municipal.