História de Bandeirantes D´oeste

A história de Sud Mennucci começa por Bandeirantes D’Oeste. Foi naquele território que, por volta de 1945, surgiram as duas primeiras casas as margens da estrada que ligava Auriflama a Pereira Barreto.

O novo povoado atraiu outras famílias que chegaram para trabalhar como agricultores nas fazendas da região. Depois de alguns anos um fazendeiro do local fez uma doação de 10 alqueires de terra para seus funcionários e assim começou a surgir a pequena vila. As famílias passaram a formar pequenas propriedades rurais, foram gerando novos empregos e atraindo mais moradores para o local. A pequena vila foi batizada de Bandeirantes D’Oeste e pertencia a cidade de Pereira Barreto.

Naquela época a base da economia era o plantio de café e algodão, mas com o passar dos anos a agricultura foi diminuindo e as pastagens aumentando. O gado tomou conta das roças e a pecuária também teve um papel importante no Distrito. O comércio cresceu e começou a atender melhor as necessidades dos moradores.

Dessa forma foi se criando um novo povoado que demandava reforço na infra-estrutura. Em 1990 o município foi emancipado e Bandeirantes D’Oeste passou a ser Distrito de Sud Mennucci. A área Central e a prefeitura ficam a 18 quilômetros. Hoje, o Distrito conta com uma administração regional e tem vida própria. A economia continua tendo base na Agricultura, com o plantio de cana-de-açúcar, semente de capim e milho e na Pecuária – de corte e leite. A Cooperativa de Costura, que tem incentivo da prefeitura, também ajuda as mulheres do Distrito a gerar renda e complementar o orçamento familiar.