01 AGO 2022
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
PREFEITURA APOIA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE NASCENTES
"Nascentes, também chamadas de olhos d'água”. As nascentes são manifestações superficiais de água armazenadas em reservatórios subterrâneos, chamados de aquíferos ou lençóis, que dão início a pequenos cursos d’água, que formam os córregos, se juntando para originar os riachos e dessa forma surgem os rios. Para a conservação de nascentes e mananciais em propriedades rurais, podem ser adotadas algumas medidas de proteção do solo e da vegetação, que vão desde a eliminação das práticas de queimadas até o enriquecimento das matas nativas. Ademais, a conservação e a recuperação de nascentes é uma política que visa mitigar os impactos na água, no solo, na flora, na fauna e na saúde das pessoas, quando os mananciais se encontram poluídos e desprotegidos. Esta ação, além de estar voltada à Atividade 7.3 do Programa Município Agro - Cidadania no Campo (Ações de conservação ou de recuperação de nascentes), da Diretiva 7 (Solo e Água), também está alinhada à atividade GA6, "Ação no VerdeAzul de recuperação ambiental de nascentes e seu entorno" (Diretiva 5 - Gestão das Águas), do Programa Município VerdeAzul, ambos do Governo do Estado, dos quais Sud Mennucci participa, e que tem como interlocutores deste ciclo Beatriz Mesquita (Cidadania no Campo) e Lucas Lisboa (Município VerdeAzul). Para fazer parte do programa é necessário entrar em contato com o Setor de Meio Ambiente, que fica aberto de segunda a sexta-feira das 7:00 ás 17:00, e pelo telefone 3786-1104 ou pelo 18 99112-2817. Preserve, cuide e respeite o meio ambiente, todo mundo sai ganhando!