06 ABR 2022
06 DE ABRIL: DIA MUNDAL DA ATIVIDADE FÍSICA
Na manhã de hoje, quarta-feira (06 de abril), comemora-se o dia mundial da atividade física. Para lembrarmos da importância deste dia o Secretário de Esportes Gustavo Alves, realizou junto aos professores de Educação Física da rede municipal, uma série de 30 minutos de atividade física em todos os setores públicos do município.

As atividades foram coordenadas pelos professores: Gustavo Alves, Arthur Possan, Larissa Macedo, Elaine Fenerick, Paulo Madaleno e Alvaro Paya.

Este dia visa promover a prática de atividade física junto da população, assim como mostrar os benefícios do exercício físico.
Diferentemente do exercício físico, a atividade física é qualquer movimento corporal que provoque estímulos nos músculos e resulte em um gasto energético. Varrer a casa, deslocar-se a pé ou de bicicleta para o local de trabalho, caminhar, pedalar e dançar são alguns exemplos.

A prática regular de atividade física apresenta inúmeras vantagens, entre elas:
- Evita o excesso de peso e a obesidade
- Previne o aparecimento de doenças
- Reduz a tensão arterial
- Melhoria da auto estima
- Redução do estresse
- Contribui para a concentração e para o bem estar físico e psicológico

O recomendado pelos médicos é fazer 30 minutos de exercício físico por dia.

A Organização Mundial de Saúde, que instituiu a data para a prevenção do sedentarismo, aponta a inatividade física como o quarto principal fator de risco de morte no mundo.