21 SET 2021
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
SETOR DE MEIO AMBIENTE APRESENTA PILOTO DE FLORESTA URBANA
O Setor de Meio Ambiente e Turismo, cumprindo a Diretiva de Arborização Urbana do Programa Município VerdeAzul e em parceria com a Divisão de Obras, apresenta o piloto de floresta urbana do município. O Piloto está localizado no entorno da nova UBS Alexandre Solfa, Creche Raul Gama Capistrano e Câmara Municipal. O local foi escolhido por se tratar de um quarteirão bastante movimentado.

Neste projeto foram implantadas 16 mudas nativas, sendo elas, Pau fava (Senna macranthera), Ipê mirim (Tecomastans) e Quaresmeira (Tibouchina granulosa), além das espécies já implantadas no local pelos próprios munícipes que residem ao entorno. O setor também aproveitou para realizar o replantio com mais 10 mudas, entre elas: Ipês e Resedá.

A floresta urbana consiste em pequenos fragmentos florestais inseridos dentro do município que permitem manter a preservação de espécies e servir de alternativa de lazer para a população. Além disso, como as árvores são grandes reservatórios de carbono, podem absorver uma grande quantidade de CO², favorecendo o bioclima da região e contribuindo na redução dos efeitos das mudanças climáticas. A floresta urbana contribui na conservação do asfalto devido à reflexão e à absorção do sol, reduzindo a temperatura e a amplitude térmica.

O PILOTO DE FLORESTA URBANA vem com o objetivo de tornar o município mais sustentável, melhorando a qualidade do ar e desenvolvendo a conscientização da população sobre a importância das árvores.

Neste piloto, o plantio foi realizado atendendo a Lei do ESPAÇO ÁRVORE, que consiste no espaço adequado para o desenvolvimento da planta, sem que suas raízes danifiquem as estruturas ao seu redor.
Autor: Meio Ambiente