17 SET 2021
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE RESÍDUOS DE SAÚDE DURANTE A PANDEMIA
Em tempos de pandemia e vacinação massiva, a quantidade de resíduos de saúde tem aumentado e o descarte precisa ser realizado de forma criteriosa e correta.

Sendo assim, a prefeitura municipal de Sud Mennucci, através da Secretaria de Saúde e Departamento de Meio Ambiente, de acordo com o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, coordena a coleta, o transporte e a destinação final destes resíduos sólidos descartados pelos serviços de saúde municipais.

As coletas estão sendo executados pela empresa especializada nesse tipo de serviço: Constroeste. Os resíduos são coletados nos seguintes pontos: SANTA CASA "JOSÉ BENIGO GOMES”, UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE "ALEXANDRE SOLFA", UNIDADE BÁSICA “RUTH FERREIRA”, Centro de Zoonoses, Farmácias e clínicas odontológicas particulares cadastradas.

Técnicos especializados utilizam um veículo totalmente adaptado. A coleta acontece semanalmente, as quinta-feira nos estabelecimentos de saúde particulares do município, onde esse material é deixado em local adequado na Santa Casa, para a empresa finalizar a coleta nos estabelecimentos públicos na sexta-feira. Esses resíduos contaminados são coletados, incinerados e tem sua destinação final ambientalmente correta, contribuindo assim para com a preservação do nosso solo, água e meio ambiente em geral.

A coleta e destinação correta destes resíduos, é algo de extrema importância. Sem a coleta de resíduos hospitalares, além dos riscos ambientais, a população fica exposta ao contagio de doenças graves a saúde.

Os munícipes com remédios vencidos ou equipamentos descartáveis de tratamentos domiciliares podem levar os resíduos até essas unidades para serem corretamente descartados.

Setor de Meio Ambiente e Turismo
Autor: Divisão de Meio Ambiente