26 AGO 2021
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
JABUTI É ENCONTRADA E RECOLHIDA PELO SETOR DE MEIO AMBIENTE
Todo município ao se desenvolver sofre com questões ambientais durante seu processo de urbanização. Consequentemente essa pressão do meio urbano gerou muitos problemas para a fauna que habita a cidade. Abandono de animais, animais silvestres atropelados, acidentados por linha de pipa ou atacados por cães refletem o desequilíbrio dessa complexa relação. Atenção e cuidados especiais com a fauna silvestre da cidade tornaram-se necessários por meio do trabalho da Divisão de Meio Ambiente.

Um dos principais pontos é o Abandono de Animais. A aquisição de um animal deve ser de caráter responsável, ao adquirir, adotar um animalzinho, é de responsabilidade do tutor dar as devidas condições adequadas para o bem-estar do animal.

O não cumprimento do bem-estar do animal se enquadra aos maus-tratos pelo Art.32, da Lei Federal nº. 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).
Abandonar, adquirir e criar animais sem procedência de um criadouro legalizado é “Crime Ambiental”.

A exemplo de um Jabuti piranga (Chelonoidis carbonária) abandonado e encontrado pela Divisão de Meio Ambiente e Turismo nesta terça-feira, 24, a Polícia Ambiental foi acionada para dar a devida designação adequada para o Silvestre.
Não abandone os animais e ao se deparar, encontrar com um animal silvestre, não mexa, não o capture. Contate a Divisão de Meio Ambiente para assim tomar as devidas designações.