Com o apoio do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Sud Mennucci realizou, nos últimos dias, mais de 1.200 vacinações em crianças, trabalhadores da área da saúde, gestantes, puérperas e idosos durante a Campanha de Vacinação contra a Influenza 2017, em Sud Mennucci e Bandeirantes D’Oeste.
PREVENÇÃO – A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
O Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.
Ao todo foram 291 crianças, 138 trabalhadores da área da saúde, 42 gestantes, 6 puérperas e 749 idosos, somando 1.216 pessoas do grupo prioritário, em Sud Mennucci e Bandeirantes D’Oeste. A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que a Campanha de Vacinação foi prorrogada até o dia 9 de junho e atenderá as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários.
MINISTÉRIO DA SAÚDE LIBERA VACINA CONTRA GRIPE PARA TODA POPULAÇÃO; SP NÃO ADERE
O Ministério da Saúde orientou que os estados e municípios disponibilizem a vacina para toda a população. Como sobraram doses de vacinas contra a gripe, o objetivo é que sejam aplicadas em pessoas que não pertencem ao público prioritário. A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo afirmou neste sábado (3), que para que isso seja possível novas doses devem ser enviadas ao estado. Por isso, o atendimento segue para o grupo especial.
Segundo o Ministério, a medida foi tomada porque ainda há um estoque de 10 milhões de vacinas compradas. Em São Paulo, até o momento, 9,4 milhões de pessoas já foram vacinadas. A meta é que pelo menos 10 milhões sejam atendidas. O prazo para vacinação foi prorrogado até sexta-feira (9).
A meta nacional é alcançar 90% das 54,2 milhões de pessoas incluídas no público-alvo, mas, até esta quinta-feira (25), apenas 63,6% haviam recebido a sua dose em todo o país.