Os alunos do ensino público municipal de Sud Mennucci recebem como parte da alimentação escolar, frutas como: banana, maçã, laranja dentre outras. Os resíduos orgânicos destas frutas são descartados no lixo comum e levados até o aterro sanitário, que recebe o lixo da cidade. Entre ensino infantil e fundamental I e II, a cidade possui aproximadamente 1.200 alunos. Considerando o peso de uma casca de banana, por volta de 45g como base, o consumo destas frutas pelos alunos, produz cerca de 540 kg por mês de lixo orgânico, que poderiam ser reutilizados na compostagem.
Apreciando a necessidade de se instaurar com urgência a compostagem, o Setor de Meio Ambiente e Turismo de Sud Mennucci buscou uma escola com um número razoável de alunos e que apresentasse os dois segmentos da educação básica para se instaurar um programa piloto de compostagem vertical, sendo a escolhida a EMEF José Benigo Gomes, que tem 182 alunos.
O processo de compostagem vertical utiliza um kit formado por um conjunto de 3 baldes, de 15Kg cada. O primeiro balde, furado apenas na tampa, recebe o composto líquido, resultante do processo. Os dois superiores, furados por todos os lados para aeração, recebem os compostos sólidos. Os kits contêm 4 conjuntos, além de 3 baldes para coleta dos resíduos orgânicos, totalizando 15 baldes para implementação do projeto.
Na escola, as cascas e restos de frutas consumidas pelos alunos são coletadas durante o recreio. Após o material ser picado, estes são depositados no balde da composteira, adicionando-se o dobro de material seco picado (folhas das árvores da escola ou serragem) armazenados sem luz direta, em local aberto e ventilado.
No programa piloto, estão sendo testados dois métodos: com minhocas, onde esperasse que o composto seja formado em 1 mês; e sem minhocas, onde esperasse que o composto seja formado em 2 meses.
A proposta do Setor de Meio Ambiente e Turismo de Sud Mennucci, em parceria com a Coordenação da escola através do Coordenador Reinaldo Celis é inserir aos poucos a ação no processo de educação, envolvendo todas as disciplinas. O resultado desse projeto piloto, será utilizado como base para implementação do projeto em outras escolas municipais de Sud Mennucci em 2020.