A Secretaria Municipal de Saúde e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realizaram no final da tarde de ontem (06), no prédio da Unidade Básica de Saúde, de Sud Mennucci, “UBS – Ruth Ferreira”, a aula inaugural da Oficina da Memória, onde cerca de 20 pessoas participaram do primeiro encontro.
A Oficina da Memória tem o objetivo de ajudar os pacientes a conviver, lidar, superar, reduzir e contornar dificuldades de memória, ampliando o nível de atenção, a capacidade de memorização e aprendizagem.
Outro objetivo é ajudar a envolver todos os sentidos na aprendizagem (paladar, olfato, visão, audição e tato), além de estimular a memória por meio de exercícios, aprender novas habilidades e promover uma interação entre os participantes através das atividades.
Na oportunidade, o Fonoaudiólogo Jorreberson dos Santos Muniz, fez a abertura da oficina apresentando as didáticas que serão utilizadas nos encontros, que acontecerão nas segundas-feiras, durante os próximos três meses. Também foi realizado uma dinâmica de integração entre os participantes inscritos.
Para o Fonoaudiólogo, a Oficina será de extrema importância, pois ajudará às pessoas com dificuldade de memorização a ter uma melhor concentração e atenção, além de possibilitar o exercício da mente. “A capacidade de armazenamento e de guardar informações é aprendida e absorvida por um dos 5 sentidos, onde cada um tem um sentido predominante que auxilia no armazenamento das informações. Algumas pessoas são mais auditivas, outras visuais e etc”, disse Jorreberson, que completou dizendo: “Temos que desenvolver o cérebro, como malhamos na academia para definirmos o corpo. Também temos que malhar e exercitar o cérebro para que ele possa despertar e armazenar as informações da melhor forma possível”, finalizou.