A ação faz parte da “Semana de Prevenção e Controle da doença no Estado de São Paulo”, e foi coordenada pelo Setor de Vigilância Sanitária do município. Participaram das palestras educativas os alunos, professores das escolas de Sud Mennucci e Bandeirantes D’ Oeste e alguns moradores, especialmente, o público da “Melhor Idade”. Para os organizadores, Sr. Marcos Vasques, Responsável pelo Setor da VigilânciaSanitária e para a colaboradora, Sra. Lucilei Ap. de Souza, este tipo de ação colabora para a multiplicação das informações, propiciando a difusão correta dos cuidados preventivos que a população precisa ter.
______________
SINTOMAS E PREVENÇÃO
Anemia, úlceras na pele, com aspecto de sarna, e patas e gânglios inchados são sintomas de que o cão pode estar com leishmaniose visceral, o que deve ser comprovado por meio de um exame de sangue.
Nos humanos, a doença provoca febre, desânimo, perda de peso, palidez, anemia e inchaço do fígado e do baço.
A doença pode matar e quanto mais rápido for iniciado o tratamento maior é a chance de cura.
Para prevenir, os humanos que moram em área de mata devem usar repelentes e roupas de manga comprida – o mesmo vale para quem for fazer trilhas. Já os cães devem usar coleiras com repelente e, se possível, serem vacinados contra o problema. Portanto, o ideal é manter sempre os quintais limpos e livres de entulhos