Sud Mennucci recebeu na última sexta-feira, 22 de setembro, na cidade de Rio Claro-SP, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, a pré-certificação do Programa Município Verde Azul (PMVA) durante a Solenidade do II Encontro Estadual de Pré-Certificação do projeto. Segundo o Governo do Estado de São Paulo, o Programa Município Verde Azul tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.
O anúncio dos municípios pré-selados foi feito pelo Secretário de Estado do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, que destacou as cidades “melhor preparadas” até o momento, além de ressaltar os municípios que evoluíram da 1° pré-certificação para a 2° pré-certificação do PMVA, como é o caso de Sud Mennucci.
Em fala, Brusadin destacou a importância do Programa e pediu engajamento popular para as causas sustentáveis. “Estamos com prazo de validade vencido. Se não fizermos algo para modificar e melhorar nossas ações, nosso planeta sofrerá sérios e graves riscos ambientais”, disse o Secretário do Meio Ambiente, que ressaltou, ainda, os 10 anos de existência do Programa, que é referência no Continente Europeu.
A Pré-certificação foi entregue aos interlocutores ambientais da Prefeitura de Sud Mennucci, Lucas Lisboa, Dener Campos e Gabriela da Silva, através do Secretário do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, e pelo Deputado Estadual, Itamar Borges.
O Prefeito Julio Cesar Gomes, que cumpria agenda de trabalho no dia, recebeu hoje, 25, em seu Gabinete, o diploma de pré-certificação por meio dos interlocutores Lucas e Dener. A certificação oficial do ciclo 2017 será anunciada em dezembro deste ano.
SOBRE O PROGRAMA
O principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.
A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente, por meio de ofício encaminhado a Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
Além disso, a participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP.