A Divisão de Assistência Social, por meio do setor de Proteção Especial, realizou no mês passado, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, uma capacitação com as agentes de saúde sobre o Programa de Apadrinhamento Criando Laços: Reconstruindo histórias.
Lançado no ano passado, o Programa visa propiciar às crianças e adolescentes em situação de Acolhimento Institucional, com remotas possibilidades de retorno à família de origem ou adoção, a oportunidade de construir laços de afeto e apoio material, com pessoas da sociedade civil, que tenham disponibilidade afetiva e/ou financeira para se tornar padrinho ou madrinha.
A capacitação, conduzida pela Psicóloga da Proteção Especial, Ana Lúcia Barboza, foi formalizada para explicar às agentes o que o programa representa. Nas próximas visitas, as agentes de saúde disseminarão, casa a casa, os benefícios do projeto às famílias com potencial de adesão ao programa.
O Programa de Apadrinhamento tem ainda o objetivo de atender às necessidades emocionais e materiais de crianças e adolescente, contribuindo para o seu desenvolvimento educacional, emocional, social e profissional; propiciar a vivência de vinculação afetiva com um grupo familiar, oportunizando o desenvolvimento do sentimento de pertencimento e de segurança emocional; favorecer a consolidação de laços afetivos que podem dar suporte emocional futuro a essas crianças e adolescentes, após o desligamento da instituição de acolhimento e possibilitar a adequação do ambiente físico da instituição de acolhimento para atender as necessidades de crianças e adolescentes.
Mais informações em breve