A Divisão de Meio Ambiente está disponibilizando nos espaços públicos alguns coletores de pilhas usadas. O projeto é uma iniciativa ambiental e tem o objetivo de incentivar o descarte correto do resíduo, uma vez que o procedimento realizado de maneira incorreta culmina na contaminação do solo.
O morador poderá encontrar os coletores no prédio da Prefeitura Municipal, Unidade Básica de Saúde (UBS), Santa Casa de Misericórdia e na EMEF Prof. Victor Padilha. As pilhas descartadas serão entregues para postos de coletas regularizados e terão a destinação final segura. Baterias de celulares também serão coletadas.
Algumas práticas podem ajudar a aumentar a vida útil das pilhas. Uma delas é nunca guardá-las em locais expostos ao calor e à umidade, isso evita o vazamento de seu conteúdo. Além disso, é preferível a utilização de pilhas recarregáveis, pois têm maior durabilidade.
É importante também retirar as pilhas do equipamento se ele for permanecer muito tempo sem uso. Outro cuidado que deve ser tomado é com relação às pilhas ‘piratas’, de procedência duvidosa, que podem conter materiais muito mais tóxicos do que as regularizadas.
LÍQUIDO TÓXICO
As pilhas possuem um líquido tóxico. Essa substância se acumula na natureza e, por não ser biodegradável, pode contaminar o solo e a água e até causar doenças que podem afetar quem entrar em contato com um local onde esses materiais foram descartados incorretamente.