A Divisão de Meio Ambiente e Turismo do Município de Interesse Turístico orienta a população a contratar para os serviços de podas e extração apenas os profissionais credenciados pelo município. Segundo o Engenheiro Agrônomo Lucas Lisboa, o trabalho clandestino vem rendendo reclamações e gerando transtornos, principalmente com relação ao descarte de materiais em lugares irregulares – promovendo a poluição visual da cidade.
Outro ponto destacado pelo responsável é com relação à segurança e a responsabilidade do morador na contratação da prestação do serviço. O podador não credenciado flagrado descartando material em lugar irregular responde pelo crime contra o meio ambiente e o contratante também é responsabilizado por ter feito a contratação de um profissional que trabalha de forma clandestina.
A segurança é outro ponto sensível do trabalho, tanto no isolamento do local para a proteção de motoristas e pedestres como da própria pessoa que está realizando o serviço. Já foram relatados pelos moradores, por exemplo, sobre o corte da fiação da internet por conta de podas mal executadas, por isso, a importância do uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual), no manuseio de motosserra e dos demais materiais de alto risco utilizados.
“Pela Divisão de Meio Ambiente e Turismo, a Prefeitura de Sud Mennucci realiza periodicamente cursos tanto para a formação de podadores profissionais como também de capacitação aos já cadastrados, por isso, pedimos que a população, ao fazer a contratação do serviço, peça a carteirinha de formação”, comentou o responsável.
AÇÕES PONTUAIS
Todas as ações desenvolvidas pela Divisão de Meio Ambiente de Sud Mennucci, renderam à cidade, no ano passado, o Selo de qualificação do Município “VerdeAzul”.