No início do ano letivo, professores, diretores e coordenadores pedagógicos se preparam para acolher antigos e novos estudantes. Esse é um período conhecido como “planejamento”, processo fundamental para estruturar as ações que serão realizadas nos próximos meses na unidade escolar.
Os profissionais da Escola Maria Flávia Galvão Fumagalli se reuniram para discutirem sobre os conteúdos das disciplinas e repensarem no papel da escola, especialmente, nesse momento desafiador, no qual as aulas continuam acontecendo de forma remota. Um dos principais pontos abordados pelos professores é a falta de interatividade durante as aulas. “É compreensível, porém, curioso. Os alunos passam o dia interagindo e conversando nas redes sociais, mas, durante as aulas virtuais percebemos a falta de envolvimento nas tentativas de discussões e debates promovidos por nós”, lamentou uma professora.
A unidade escolar permanece desenvolvendo e aplicando novas metodologias. A “metodologia ativa” já vem sendo utilizada há anos na escola, e foi intensificada durante as aulas remotas. Tal metodologia tem como principal objetivo colocar os estudantes como protagonistas do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo o principal responsável pela construção do conhecimento.