14 NOV 2023
PREFEITURA MUNICIPAL DE SUD MENNUCCI E MARINHA DO BRASIL REALIZAM CURSO PARA ADQUIRIR A CIR

A Prefeitura do Município de Interesse Turístico de Sud Mennucci (MIT), por meio da Divisão de Turismo, Divisão de Empreendedorismo, e em parceria com a Capitania Fluvial do Tietê-Paraná da Marinha do Brasil, realiza de 04 a 08 de dezembro o Curso de Formação de Aquaviários - Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e Marinheiro Fluvial Auxiliar de Máquinas (CFAQ MAF/MMA), Nível 1.

Através da conclusão desse curso, os participantes poderão adquirir a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), que é um documento de habilitação, identificação e registro de dados pessoais do aquaviário e o possibilita a exercer de forma profissional a função de piloteiro e guia de pesca.

“Em abril deste ano ao lado do Gestor de Turismo e Meio Ambiente, Lucas Lisboa e dos vereadores da nossa cidade, Adilson Farinasso e Claudomiro Machado (Bodão Branco) estivemos na sede da Capitania da Marinha do Brasil na Estância Turística de Barra Bonita, onde tivemos uma importante reunião com o Capitão da Fragata, Luiz Carlos Calvo dos Santos, Comandante de Capitania de Barra Bonita, e o seu assessor, Tenente Lobato. Naquela oportunidade, solicitamos a aplicação do curso de profissionalização para os piloteiros de Sud Mennucci adquirirem a CIR, pois era uma necessidade do município. Agora, tivemos a resposta da Marinha e conseguimos essa tão importante parceria”, destacou o Prefeito Lió.

O Curso é realizado com aulas práticas e teóricas, conta com 30 participantes e é ministrado diretamente pelos oficiais da Marinha.

As inscrições do curso foram abertas no dia 06 e vão até o dia 17 de novembro (sexta-feira), na Divisão de Empreendedorismo (UBS Ruth Ferreira) com a Dara Maltez, das 07 às 13 horas.
“Estamos numa localidade onde o rio interfere diretamente no dia a dia da nossa população envolvendo atividades com embarcações de pesca, de esporte ou passeio e formar novos profissionais possibilita despertar a consciência de segurança da navegação e de preservação do meio ambiente hídrico”, destacou o Gestor de Turismo e Meio Ambiente, Lucas Lisboa que também agradeceu a parceria do empresário Sr. Zú que hospedará gratuitamente a equipe da Marinha em sua pousada, reafirmando o compromisso de mais de 20 anos, com o desenvolvimento turístico do nosso município.

A Capitania Fluvial do Tietê-Paraná também realizará, sem custo, a captura de foto para amadores e aquaviários para renovação da habilitação náutica Arrais. Os interessados deverão procurar a Divisão de Turismo até dia 30 de outubro das 07h30 às 13h.