22 NOV 2022
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
PREFEITO LIÓ SE REUNIU COM TÉCNICOS DA COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA INTEGRAL PARA VIABILIZAR PARCERIA. O ENCONTRO DISCUTIU SOBRE O INCENTIVO A PRODUÇÃO DE OVOS CAIPIRAS PELOS PEQUENOS PRODUTOR
O Prefeito Lió, acompanhado do Procurador do Município Rubens Mesquita, do responsável pela Divisão de Empreendedorismo Benedito Aparecido da Silva Júnior, do Médico Veterinário e Diretor da Divisão de Agropecuária Marcelo Cunha, recebeu no gabinete o Agente Agropecuário da Casa da Agricultura Júnior Alves, o empresário Márcio Rocha, o administrador de empresas Braz José Dourado Júnior e o Engenheiro Agrônomo da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral Arnaldo Pedroso Coelho.

A reunião foi para discutir maneiras de viabilizar uma parceria entre a Prefeitura, o CIENSP (Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste Paulista de São Paulo) e os agricultores do município. A intenção é que em um futuro próximo, os pequenos produtores possam fornecer suas produções para o preparo da merenda escolar.

O foco do projeto é a produção de ovos caipiras e orgânicos. “O ovo é um alimento com muita proteína que pode ser aproveitado pelas meredas das escolas municipais, e com isso, gerar emprego e renda dentro do município”, explicou o engenheiro agrônomo Arnaldo Pedroso. Atualmente, a prefeitura não consegue comprar estes produtos dos pequenos produtores da cidade por falta do selo de inspeção SIM (Selo de Inspeção Municipal). Este selo certifica que o produto foi elaborado de acordo com as condições higiênico-sanitárias pré-estabelecidas pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) – e é uma exigência para que os produtos de origem animal sejam comercializados para as escolas.

Este projeto também colabora com os pequenos produtores que vivem da agricultura, incentivando e elaborando ações que fomentem o desenvolvimento deste ramo de atividade. “Este é só um ponta pé inicial. A nossa ideia é que cada vez mais os pequenos produtores da cidade possam comercializar os seus produtos para as escolas, APAE e demais órgãos públicos”, disse o Prefeito Lió.
Autor: Thiago Miyazaki Simão