18 FEV 2022
DE SUD MENNUCCI PARA O MUNDO
Aluno de escola pública de Sud Mennucci, Guilherme Souza de Almeida, está de malas prontas para a sua viagem de intercâmbio para a cidade de Green Bay, Estados Unidos.

Aos 22 anos de idade, Guilherme vai morar, trabalhar e estudar na  cidade norte americana. O estudante embarcará na próxima segunda-feira, 21 de fevereiro, em busca de tornar o seu sonho realidade.

Guilherme conseguiu o estágio após passar por um processo de seleção realizado pela MAST International. O programa consiste em levar estudantes de todo o mundo para os EUA para aprofundar seus conhecimentos em ciências alimentares, agrícolas e recursos naturais. O aluno de biologia estagiará em uma Green House por 6 meses e mais 6 meses na Universidade de Minnesota. Na nova escola, o futuro biólogo irá treinar suas habilidades em estufas, fazendas, laboratórios de pesquisa e vinícolas, onde aprenderá ainda mais sobre o assunto, aprimorará o seu inglês e experimentará o estilo de vida americano.

O jovem iniciou seus estudos em 2019, na UNESP da cidade de Ilha Solteira, onde recebe um auxílio socioeconômico. Em 2020, o intercambista entrou, por meio do processo seletivo de estagiários, no setor de Meio Ambiente da Prefeitura do Município de Interesse Turístico de Sud Mennucci-SP.

Na parte da manhã, Guilherme estudou na E.E. Cícero Castilho Cunha, e anoite no cursinho gratuito oferecido pela UNESP. Para estudar, utilizou do transporte oferecido gratuitamente pela prefeitura a todos os estudantes do município. Atualmente, a cidade de Sud Mennucci oferece transporte gratuito para as cidades de Araçatuba, Ilha Solteira, Jales e Pereira Barreto.

No processo de seleção para o intercâmbio, o aluno precisou montar o seu “application”, que é uma espécie de currículo do estudante. Nesse documento, contou sobre as suas experiências na faculdade, vida pessoal e seus trabalhos desenvolvidos na área de estudo. Por fim, passou por uma entrevista em inglês para avaliar o seu nível de conhecimento do idioma.

Depois de encarar todo o processo seletivo recebeu a tão desejada notícia. De malas prontas, com o passaporte em mãos e com todas as despesas financiadas pelo programa, Guilherme Souza de Almeida está pronto para essa nova aventura. “Eu peço aos jovens de Sud Mennucci e Bandeirantes D’ Oeste que lutem pelos seus sonhos. Às vezes, eles até parecem impossíveis, mas, não se deve desistir, e é importante agarrar cada pequena oportunidade que surge no nosso caminho”, disse o jovem, e completou, “hoje sou eu, e amanhã, pode ser você. Ouse sonhar”.

Foto: Da esquerda para a direita está o Vice-Prefeito Roberto Viana, o estudante Guilherme Souza de Almeida e o Lucas Lisboa.

Autor: Thiago Miyazaki Simão