30 SET 2021
EDUCAÇÃO
VOLTA ÀS AULAS: PROTOCOLOS SANITÁRIOS VÃO GARANTIR SEGURANÇA DE ALUNOS E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS
A volta às aulas está marcada para o dia 05 de Outubro e, para garantir a segurança de alunos, familiares e profissionais da Educação, a Prefeitura de Sud Mennucci está implementando uma série de protocolos sanitários nas unidades escolares.

Os protocolos estabelecem regras para o comportamento de alunos e professores nas escolas e no transporte escolar, além de definir normas para o uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

CAPACIDADE DE OCUPAÇÃO
As salas de aula vão funcionar neste primeiro momento com 50% da capacidade. Cada turma será dividida em 2 grupos, que vão se revezar entre ensino presencial e remoto, estando em constante estudo e verificação desta logística.

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPIs)
Entre as medidas incluídas no protocolo estão o uso obrigatório de máscaras durante todo o tempo de permanência nas escolas, além da oferta de álcool em gel e do distanciamento de 1 metro a 1,5 metro entre as carteiras dos alunos.

Todos os alunos e profissionais da unidade escolar usarão máscaras. Ao chegar às escolas, os alunos terão a temperatura medida por termômetro eletrônico e vão passar por um tapete com uma solução higienizadora para os calçados. Dentro das escolas, cartazes com os cuidados de proteção estarão afixados em locais visíveis, e as janelas de todas as salas devem ficar abertas para circulação de ar.

AMBIENTES COMUNS
O uso dos banheiros será monitorado pelos profissionais de Educação, assim como o momento das refeições/merenda. As crianças devem evitar compartilhar materiais e canecas/garrafas de água, cabendo aos profissionais da Educação a orientação nesse sentido.

CUIDADOS COMEÇAM EM CASA
Uma orientação importante é que as famílias não enviem para as escolas as crianças que apresentarem sintomas gripais e/ou febre, para evitar risco de contágio. Nesses casos, as escolas devem ser notificadas para adoção das medidas necessárias.

TREINAMENTO DE PROFISSIONAIS
A lista de ações e medidas para minimizar os riscos da covid-19 inclui ainda o treinamento de todos os profissionais envolvidos nas ações, que foi realizado nos dias que antecederam a volta às salas de aula e continuarão ocorrendo de forma permanente.

FAMÍLIA
A família é uma importante parceira neste e em todos os demais momentos da vida escolar dos alunos, uma vez que pode ser uma das maiores colaboradoras na estimulação do cumprimento e respeito dos protocolos sanitários e pedagógicos. Cada unidade escolar está utilizando uma estratégia para fazer contato com as famílias, e logo, todos os pais e responsáveis serão informados sobre a organização da rotina escolar de seus filhos.