15 SET 2021
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
CONHEÇA A INSTALAÇÃO MODELO DE SUSTENTABILIDADE EM SUD MENNUCCI
A Prefeitura Municipal através do Setor de Meio Ambiente e Turismo agradece a parceria com a Câmara Municipal e vem por meio deste apresentar os itens sustentáveis instalados no local, assim como sua funcionalidade e a importância de sua presença no mesmo.

A Instalação Modelo de Sustentabilidade do nosso município está localizada na Câmara Municipal de Sud Munnucci e conta com itens implantados para acessibilidade; adequação ao clima através da iluminação, ventilação; substituição de aparelhos; torneiras com temporizadores; entre outros visando a valorização de elementos naturais e principalmente a sustentabilidade.

Assim, os itens instalados para adequação da Instalação Modelo de Sustentabilidade são:

• Item 1: ACESSIBILIDADE
A instalação possui rampas de acesso e banheiro acessível, proporcionando às pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida viver de forma independente e participar plenamente de todos os aspectos da vida.

• Item 2: BICICLETÁRIO
A instalação de bicicletário é uma forma de incentivar as pessoas da comunidade a utilizarem a bicicleta como meio de transporte, pensando na melhor mobilidade urbana e que não cause poluição atmosférica.

• Item 3: LOGÍSTICA REVERSA
Em parceria com o Setor de Meio Ambiente, foi adotado no prédio o “papa pilhas”, para o descarte corretos de pilhas e baterias e a lixeira ecológica para materiais recicláveis.

•Item 4: ILUMINAÇÃO NATURAL
Alternativa para adquirir uma iluminação adequada com menos consumo de energia elétrica, tornando o ambiente mais agradável, por meio da instalação de janelas e portas em tamanhos maiores.

•Item 5: LÂMPADAS DE LED
Estas lâmpadas apresentam menor consumo energético do que as lâmpadas convencionais de tungstênio, além de melhor eficiência na iluminação e maior vida útil.

•Item 6: TORNEIRA COM TEMPORIZADORES NOS BANHEIROS
Instalação de temporizadores nas torneiras dos banheiros (local de acesso ao público), para economia de água e consequentemente o uso racional deste o recurso natural. Já que se má utilizada, esquecida de fechar e até se apresentar mau funcionamento, a torneira manual pode desperdiçar muita água.

•Item 7: SENSOR DE PRESENÇA NOS BANHEIROS
Este equipamento substitue interruptores convencionais, ligando e desligando as luzes de um ambiente automaticamente. Eles funcionam como interruptores automáticos que acendem as lâmpadas quando detectam movimento na sua área de cobertura, evitando assim gastos desnecessários com energia elétrica.

•Item 8: ARBORIZAÇÃO
A arborização trouxe inúmeros benefícios para a instalação, como: absorção da radiação solar proporcionando a redução da temperatura interna do local, sombra, redução da velocidade dos ventos, diminuição da poluição sonora e atmosférica.

•Item 9: TORNEIRA COM AREJADORES NA COZINHA
O “arejador” tem a função de misturar ar à água, diminuindo o fluxo, mas mantendo a sensação de volume e direcionando o jato. Por isso, quanto maior a pressão, maior a economia, que varia entre 50% e 80%, segundo fabricantes.

•Item 10: CALÇADA ECOLÓGICA
Esta, melhora a mobilidade, permeabilidade da água e embelezam a paisagem urbana.

•Item 11: EQUIPAMENTOS COM SELO PROCEL – AR CONDICIONADO
Tem como finalidade ser uma ferramenta simples e eficaz que demonstra quais aparelhos são os mais eficientes e que consomem menos energia, sendo a classificação de A (mais eficiente) até o G (menos eficiente).

•Item 12: SISTEMA DE VENTILAÇÃO CRUZADA
Durante o dia todas as janelas e portas do ambiente ficam abertas, aproveitando o sistema de ventilzação cruzada, já que o ar circula livremente por todo o lugar. E assim, ao invés de ligar o ar-condicionado das sala, o vento é bem aproveitado, controlando a temperatura e promovendo bem-estar; e principalmente reduzindo o consumo energético e os impactos ambientais através deste recurso disponivel naturalmente. Além disso, um fator importante neste momento pandémico, pois a ventilação natural ajuda na prevenção de doenças viróticas, como é o caso do coronavírus, visto que, ao favorecer a renovação do ar, reduz a possibilidade de disseminação do agente patológico.

• Item13: BANQUETA DE MATERIAIS REAPROVETADOS
Para a área de convivência no prédio, foi feita uma banqueta com materiais reaproveitados e recicláveis, como garrafas pets e fita. Sendo produzidas, portanto, pelo Setor de Meio Ambiente e Turismo, o móvel de garrafa foi construído através de doações que seriam descartadas.